Adquirir um imóvel sem o apoio de um agente imobiliário já é no geral desafiante, para quem está a pensar comprar casa num país distante o desafio é ainda maior. Contar com um bom agente imobiliário, que conhece bem a área onde pretende comprar a casa, pode ser uma garantia de que não irá comprar gato por lebre, para além de ser uma enorme ajuda no cumprimento dos aspetos burocráticos do processo de compra de um imóvel. Além disso, Portugal é um país de poliglotas, pelo que poderá ter a sorte de encontrar um agente que fale a sua língua.
Dependendo se a compra ser feita diretamente ao proprietário ou com intervenção de um mediador imobiliário, depois de escolher a casa normalmente o próximo passo é a assinatura de um Acordo de Reserva do Imóvel ou do Contrato de Promessa de Compra e Venda, conhecido como CPCV. No CPCV, o comprador e o vendedor formalizam o acordo da compra e venda do imóvel, identificando as partes, o preço, os dados referentes ao imóvel, os termos e as condições até a concretização do negócio, a data para realização da escritura, o pagamento de sinal (se existir) e as suas condições, entre outros. O CPCV é um contrato juridicamente valido e que, por isso,  salvaguarda os direitos e os deveres de ambas as partes até a realização da escritura de compra e venda.

Na generalidade das instituições financeiras em Portugal o financiamento para aquisição de residência principal, segunda habitação ou investimento imobiliário por cidadãos não residentes, pode realizar-se até 70% do valor de compra do imóvel, dependendo do perfil de cliente e das garantias apresentadas. Existem no mercado de crédito habitação em Portugal várias opções de prazo e tipo de taxa de juro (fixa, mista ou variável), por isso, a melhor opção é sempre aconselhar-se com um especialista , que poderá ajudar em todo o processo e recomendar a melhor opção. Numa altura em que as taxas de juro em Portugal estão em valores mínimos históricos, a contratação de um crédito habitação pode ser não só a forma de concretizar o negócio, mas também uma boa aplicação financeira a considerar para o seu dinheiro.