Comece pelo preço certo. Veja qual é a média dos preços de imóveis semelhantes aos seus e na mesma zona e coloque o imóvel à venda por um valor equivalente. Esqueça a ideia de começar por pedir muito e negociar depois porque os primeiros 30 dias do imóvel no mercado vão ser os mais movimentados e se o preço for puxado pode perder a oportunidade de vender depressa.
Faça um upgrade ao mais evidente. Pintar a porta de entrada, substituir o video-porteiro por um novo, instalar portas de duche, mudar torneiras antigas ou armários do WC para uns mais modernos são exemplos de pequenos toques de modernidade que pode dar ao seu imóvel que não implicam obras de renovação mas dão boa impressão. Pintar as paredes todas de branco dá um ar fresco e renovado à casa e não custa assim tanto dinheiro.
Faça uma limpeza e esvazie a casa. Se já tiver saído do imóvel em causa, não deixe para trás lixo, móveis sujos, fios sem lâmpadas, persianas avariadas. Invista numa limpeza completa e repare o que estiver avariado. Se tiver jardim, não o deixe ao abandono e lembre-se que os potenciais compradores devem imaginar-se a viver felizes nesse espaço.
Arrume tudo. Se ainda habita no imóvel que pretende vender, comece por esvaziar a casa de todos os móveis excessivos que possa ter (volumosos e escuros, particularmente, pois tornam as divisões mais pequenas), retire tudo o que personaliza a casa, desde fotografias das paredes e móveis, artigos religiosos e cartazes de equipas de futebol, por exemplo. As bancadas de cozinha devem estar completamente livres.
Sublinhe os serviços próximos do imóvel e não se esqueça de falar nisso a potenciais compradores. Quando se compra uma casa, compra-se também a envolvente, desde a acessibilidade a transportes públicos, escolas, parques, serviços de saúde, supermercados, padaria, etc
Anuncie em todo o lado. Hoje em dia, há múltiplos sites de venda de imóveis e convém lançar o seu no maior número possível de plataformas. Há agentes imobiliários a vender mais casas pelo facebook do que pelos sites das mediadoras. Apresente o mesmo preço em todas as plataformas, isto é, não permita que a mediadora anuncie a um valor e depois você anuncia por outro 10 mil euros mais baixo. Ou aceita a mediadora ou trata o próprio. Não anuncie sem preço, pois corre o risco de perder os verdadeiros interessados e ficar a falar apenas com os curiosos ou os concorrentes.
Facilite as visitas. Mas controle o horário. A sua casa tem imenso sol de manhã e é mais sombria à tarde. Ou o contrário? Não interessa, agende as visitas para o horário em que a casa é mais apelativa e tem mais luminosidade. Ceda à tentação de mostrar a casa sem luz a compradores alegadamente apressados. Ou estão interessados e vão ver à hora possível ou não vale a pena perder tempo. Pode organizar ainda uma manhã ou tarde de visitas livres, em que os interessados têm apenas de comparecer.
Diga tudo. Perante a visita dos interessados, diga tudo o que é relevante (e preste atenção ao facto de lhe ser perguntado também) como o valor do condomínio, as regras do condomínio relativamente a animais de estimação, as obras recentes que foram feitas no prédio ou na sua casa, o valor do IMI, enfim, tudo aquilo que poderá ser relevante para o interessado.
Avalie contrapropostas. Se tem pressa em vender o seu imóvel, não deixe de fora a possibilidade de receber propostas diferentes da sua. Por exemplo, podem perguntar-lhe sobre a possibilidade de aceitar uma permuta ou de fazer um arrendamento com opção de compra ao fim de algum tempo. Não há como estudar a proposta e dialogar com o interessado.