O estilo nórdico, típico dos países do norte da Europa, vem ganhando espaço na decoração nos últimos anos. Conheça as características dessa tendência e confira dicas para deixar ambientes da sua casa superconfortáveis, simples e naturais.

Espaços elegantes, ecléticos e coloridos. Estas são algumas tendências-chave do estilo nórdico para este ano. O estilo nórdico moderno mais minimalista, com um visual totalmente branco, abre as portas a novas cores e, claro, à “mistura”, regressando aos ambientes mais clássicos da metade do século passado.

Com mudanças bem simples na decoração, é fácil adotar esse estilo e deixar sua casa superconfortável para receber os amigos ou passar um tempo sozinho aproveitando o aconchego do seu lar. Você pode usar todas as dicas ou combinar algumas delas com outros estilos e criar um que seja mais adequado para cada ambiente.

MANTAS

Mantas, cobertores, tecidos de lã, algodão, tricô e tudo mais que lembra conforto pode ser usado para cobrir cadeiras e sofás, deixando-os ainda mais aconchegantes e quentinhos. As mantas ficam dispostas de forma acessível, em cestos ao lado do sofá, por exemplo. Assim, os moradores podem sentar, se cobrir e ficar imediatamente confortáveis.

MÓVEIS

O estilo prioriza o uso de madeira e couro, que transmitem a sensação de aconchego por causa dos materiais naturais. É muito comum os móveis serem pintados de branco ou muito bem envernizados, fazendo até as madeiras simples parecerem mais ricas. Os móveis também tendem à simplicidade e à funcionalidade, não tanto para o design arrojado.

CORES

Os ambientes são dominados por cores sóbrias e claras para manter a luminosidade dos ambientes. Branco, castanho, bege e verde formam a paleta mais comum nesses casos. É claro que um ambiente em que essas cores são predominantes pode ficar monocromático demais, por isso é interessante ter um ponto de cor fora da paleta — pode ser em um móvel, almofadas, tapetes ou outros itens de decoração.

PLANTAS

O que é melhor do que ter plantas para dar vida e aconchego ao lar? Podem ser flores frescas, pequenas árvores ou plantas com folhas bem verdes. Para escolher qual espécie ter em casa, leve sempre em conta a quantidade de luz solar, umidade e circulação de ar, além do tempo que você tem disponível para se dedicar a ela. Plantas artificiais também são uma boa opção para quem não pode cuidar de uma natural.

JANELAS

Ainda a pensar em manter os ambientes claros, é comum não usar cortinas que bloqueiam a luz solar. Caso opte por cortinas, prefira as mais translúcidas e de tons claros para combinar com o resto da decoração. Se preferir, pode até deixar as janelas sem cortinas e aderir ao visual clean.

VELAS

Nas casas nórdicas, é comum ter uma lareira para aquecer todo o ambiente. Elas ficam acesas em quase todas as épocas do ano e mantêm a temperatura agradável de uma maneira bem natural. Aqui isso não é tão comum, mas você pode apostar em velas na decoração. Elas deixam a casa com um ar aconchegante e basta algumas para iluminar todo o ambiente.

LIVROS

Objetos pessoais como livros e CDs também podem ficar expostos servindo de decoração. A leitura fica mais acessível se os livros forem dispostos perto da cama ou dos sofás, porém estantes e mesas também são muito bem-vindas.

ACABAMENTOS

O estilo também aparece nos acabamentos como azulejos, revestimentos e pisos. Eles também seguem bastante o estilo claro e minimalista da decoração, sempre se voltando para azulejos brancos sem muitos enfeites, pisos e acabamento de madeira que remetem ao aconchego de uma casa de campo.